Este bairro surgiu de uma povoação ao lado da antiga Estarada para o Soure(atual Caucaia). Na época do Ciclo do Charque aqui existiu a Capela de São Sebastião, que mais tarde deu o nome ao mercado erguido neste bairro, o Mercado São Sebastião. No local da capela, a antiga Estrada do Gado(atual Rua Dr. Justiano de Serpa), os frades Franciscanos oriundos da Alemanha, construíram a Igreja de Nossa Senhoras das Dores.
Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité em 1873, aqui foi construído uma estação de trem que funciona até os dias de hoje.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisngexWQrsCrnVY9bYVrj2IVSOq8yJ65pIKKP9Qcx3UqvOHYLfwbRf5hir5Cg4iKhLOruZl0F_bReGtubKH-bqSIfgSBR_c38KMPHim3JxR0b7sZaQ8grwOliqa8s_qwam_TJXepSn-1o/s400/Fortaleza_bairro_Farias_Brito.png)
O Cine Familiar funcionou até a década de 60 como opção de lazer para os moradores das adjacências.
Local com atração econômica, chegou a sediar a Siqueira Gurgel. Fabrica que fabricava produtos que marcaram história no Ceará: Sabonete Sigel, o óleo Pajeú, a gordura de coco Cariri e o famoso sabão Pavão. Um dos personagens fictícios deste produtos foi a Neguinha do Pajeú. Nos dias de hoje aqui fica um supermercado.
Devido a suas tradições agrícolas aqui funcionou até a década de 70 jardins que produziam folres. Onde nos dias de atuais situa-se um supermercado.
No mesmo bairro existe a comunidade do Morro do Ouro. Uma comunidade de pessoas menos abastadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!!! Seja bem-vindo ao nosso Blog, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível.