Originário do povoamento Barro Vermelho ao lado da estrada do gado e rodagem do Barro Vermelho para o antigo Soure (atual Caucaia).
Fazia parte do munícipio de Parangaba quando este foi anexado à Fortaleza em 1921. Foi um bairro agrícola com conhecidas fazendas e engenhos (Sítio São José do Muripicui, Casa Grande do Barro Vermelho, etc.). Depois chegou a ser um área de veranêio para a os ricos de Fortaleza, que construíram neste chacáras(Chacára Salubre e outras). Atualmente é um bairro com função comercial, pois desde 1955 acontece neste uma feira comercial bem conhecida em Fortaleza.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMcGwkkul_QOrdAoea8gxtfK3QgzLgCz3Nbk9iJZzLHARi4UPRuqbt5xMISmTNk7fI4PSJ0COsDhkSEXogopV8E4VcJEIcOfiUVMenu3SbI2NYclUudLqMBW25Fhz4ZTJJwot2LHOI-tc/s400/Fortaleza_bairro_Antonio_Bezerra.png)
Este bairro nos dias de hoje ainda mantém a função de cruzamento de vias e transporte, como nos tempos do Barro Vermelho. Neste era o cruzamento das estradas para o Soure(Caucaia) e para à Parangaba(Estrada Parangaba-Barro Vermelho). Deste passado ainda existe vestígios de quando este lugarejo era um ponto de escoamento para o gado que era transportado pela Estrada do Fio(Paupina) para Messejana (Fortaleza), e depois para a Parangaba via a Estrada da Paranjana. Nos dias de hoje neste localiza-se um dos terminais de transporte publico que faz parte do sitema integrado de transporte público de Fortaleza.
Também neste encontra-se desde 1936 um dos cemitérios públicos de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!!! Seja bem-vindo ao nosso Blog, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível.